Entenda o que é a comprovação financeira e como enviar a documentação corretamente.
Nesse artigo, vamos falar sobre os seguintes temas:
O que é a comprovação de capacidade financeira e por que ela é necessária?
A comprovação financeira confirma a origem dos valores movimentados na sua Carteira e garante que estamos em conformidade com as normas do Banco Central do Brasil (BACEN), mantendo sua conta ativa no App.
- A documentação pode ser solicitada a qualquer momento, sem que isso signifique problemas com seu cadastro.
- Seus dados são protegidos e utilizados apenas para a comprovação financeira.
Como sei se preciso enviar o comprovante de capacidade financeira?
Fique de olho no seu e-mail cadastrado! É por lá que vamos te avisar sobre a necessidade de enviar a documentação de comprovação de capacidade financeira, funciona assim:
- Você será notificado por e-mail, telefone ou no App.
- Após o aviso, você terá 15 dias corridos para enviar a documentação.
Quais documentos posso enviar para comprovar a capacidade financeira?
- Declaração de Imposto de Renda (último exercício) com protocolo de envio.
- Holerite (últimos 3 meses).
- Termo de Rescisão Contratual com valores recebidos do ano vigente
- Extrato de FGTS com confirmação de saque do ano vigente
- Extrato de pagamento de benefício do INSS.
- Extrato de aplicações financeiras (últimos 6 meses) onde seja possível identificar o envio dos valores para a sua conta no App
- Documentação de recebimento de herança, do ano vigente.
- Declaração Anual de Faturamento - DASN SIMEI.
- Imposto de Renda Pessoa Física do sócio (com protocolo de envio).
- Declaração de Faturamento (para empresas fora do Simples Nacional).
- Balanço Patrimonial ou DRE da empresa.
- Documento de pró-labore com assinatura e identificação do contador (nome e CRC).
- Comprovante de venda de bens (carros ou imóveis).
Comprove a origem do aporte inicial (ex.: venda de um bem, herança, empréstimo).
- Envie documento que comprove o vínculo (certidão de nascimento ou casamento).
- Justifique a motivação do terceiro para adicionar valores (ex.: compra de um carro).
Qual o prazo para envio da documentação?
Funciona assim:
Primeira notificação: Você terá 5 dias corridos para enviar a documentação.
Segunda notificação: Caso não envie, o prazo é estendido por mais10 dias corridos
Após 15 dias: Se não houver envio, sua conta terá limitações e você não poderá adicionar saldo ou fazer transações com cartão de crédito.
Após a limitação: Você ainda terá 15 dias para enviar a documentação antes do encerramento da conta.
Qual o prazo de análise da documentação?
Assim que recebemos a documentação nosso time leva até 2 dias úteis para fazer a análise. Se houver necessidade de reenviar a documentação, você será notificado.
Para contas com limitações, a liberação acontece em até 48h após a aprovação da documentação.
A documentação pode ser recusada?
Sim. A documentação de comprovação da capacidade financeira pode ser recusada em algumas situações:
- Falta de identificação dos seus dados no documento
- Documentos ilegíveis ou incompletos.
- Documentos fora do prazo (ex.: holerite com mais de 3 meses).
- Falta de vínculo comprovado entre você e a empresa declarada (para PJ).
- Falta de assinatura ou identificação do contador em documentos de pró-labore.
- Envio repetido de documentos que já foram recusados anteriormente.
O que acontece se eu não enviar a documentação solicitada?
Se você não enviar a documentação solicitada dentro do prazo de 30 dias corridos, teremos que encerrar sua conta com a gente.