Entenda como abrir uma denúncia de fraude de Pix e como funciona a análise e devolução de valores
Nesse artigo, vamos falar sobre os seguintes temas:
Enviei um Pix pela RecargaPay e era um golpe, e agora?
Você vai precisar abrir um chamado com nosso time de atendimento. Siga essas etapas:
- Clique em “Ajuda” na parte superior da tela inicial do App.
- Vá em “Pix”
- Depois: “Problemas com um Pix”.
- Escolha qual a transação Pix referente à fraude ou golpe.
- Clique em “Fui vítima de uma fraude Pix”.
- Depois: “Abrir denúncia de fraude Pix”
- Por último, é só preencher o formulário e confirmar o envio da denúncia
- Agora, é só aguardar, que nosso time vai entrar em contato com a instituição que recebeu esse Pix.
Não sou cliente e enviei um Pix para a RecargaPay, o que fazer?
Se você não tem um cadastro com a RecargaPay, mas enviou um Pix pra uma conta RecargaPay e acredita ter sofrido uma fraude/golpe é necessário entrar em contato com a instituição de onde enviou o valor.
Eles vão acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e notificar a RecargaPay sobre a denúncia, para que possamos seguir com as etapas de análise.
Todas as atualizações serão passadas pela instituição de onde você enviou o Pix, tá bom?
Como funciona a denúncia de um Pix?
Você tem até 80 dias corridos a partir da data do envio do Pix pra abrir uma denúncia. Assim que você abre o chamado, a RecargaPay notifica a instituição que recebeu o Pix da denúncia e eles ficam responsáveis por fazer a análise junto ao Banco Central.
A análise leva até 7 dias corridos para ser concluída.
A devolução do saldo pode levar até 4 dias adicionais além prazo de análise. Isso porque o banco que recebeu o Pix precisa abrir uma solicitação de devolução e efetivar o envio do valor.
Existem dois tipos de devolução:
📍Devolução total onde o valor completo do Pix enviado é recuperado e devolvido para a sua carteira.
📍Devolução parcial caso o valor total não esteja disponível na conta recebedora do Pix