Se você recebeu uma proposta, um SMS ou uma comunicação alegando ser da RecargaPay e não sabe se é verdadeira, dá uma olhada na listinha de golpes PIX mais comuns e previna-se.
FALSO FUNCIONÁRIO DE BANCO ➡ O fraudador entra em contato se passando por um funcionário do seu banco ou funcionário da RecargaPay e solicita dados sensíveis como senhas, códigos de autenticação e Tokens com a justificativa de atualização cadastral ou de irregularidades no cadastro. Também pode acontecer um contato informando que houve uma transação em sua conta de alto valor e solicitando dados para fazer o cancelamento.
SMS FALSO ➡ Um SMS é recebido em nome do banco, mencionando uma transação confirmada, normalmente de valor alto. No SMS há um link ou um número para contato falso.
INVESTIMENTO FALSO ➡ Esse golpe é vendido como uma “oportunidade de investimento” em que é necessário enviar um valor para receber o dobro ou mais via PIX. Normalmente é compartilhado via redes sociais e apresentado com prints de conversas e comprovantes de envio que “garantem” o investimento.
SORTEIO FALSO ➡ O fraudador entra em contato dizendo que a vítima ganhou um sorteio, mas que é necessário enviar um valor para liberar o prêmio.
COMPROVANTE FALSO ➡ Esse pode acontecer tanto em vendas quanto como envio errado. O fraudador envia um comprovante falso de PIX alegando que enviou o valor para conta da vítima por engano e solicita a devolução.
ROBÔ DO PIX ➡ O robô do PIX é apresentado como uma ferramenta que te ajuda a ganhar sorteios nas redes sociais. O fraudador exige um pagamento para “ativar” a ferramenta.
EMPRÉSTIMO FALSO ➡ Nesse caso, é simulado um processo de análise de crédito e o fraudador informa a aprovação de um empréstimo, depois solicita uma entrada para liberar o valor.
INGRESSO FALSO ➡ Aqui acontece a venda de um ingresso para um show ou festival (como o Rock in Rio, por exemplo) e a negociação acontece via redes sociais. O fraudador apresenta um perfil confiável, com fotos e comprovantes do ingresso, mas que muitas vezes é falso ou nem chega a ser enviado.
WHATSAPP CLONADO/NOVO NÚMERO ➡ Nesses casos o fraudador se passa por alguém próximo, com um número clonado ou novo número, e solicita um valor emprestado. Pode acontecer a simulação de um sequestro, por exemplo.