O pagamento pode ser cancelado por alguns motivos como: recusa do banco, transação recusada, pendente ou em revisão. Em alguns casos pode ser cobrada uma reserva de limite, que é estornada após o cancelamento.
Nesse artigo, vamos falar sobre os seguintes temas:
Seu banco recusou o pagamento
Essa mensagem aparece em algumas situações:
Erro externo no processo de pagamento: Quando nosso sistema tenta realizar a cobrança e em alguma das etapas externas de validação a transação não é aceita. Isso não é necessariamente um problema no cartão, mas não temos acesso para saber em qual etapa o pagamento foi negado. Tente novamente utilizando outra forma de pagamento.
Falta de limite: Essa negativa acontece quando não há saldo disponível no cartão de crédito para que o pagamento seja aprovado. Verifique o saldo do cartão e tente novamente ou utilize outra forma de pagamento.
Dados incorretos: Neste caso algum dado cadastrado pode estar incorreto ou divergente. Verifique os dados do cartão, exclua e adicione novamente este cartão e tente novamente ou utilize outra forma de pagamento.
Transação recusada
Essa mensagem aparece em algumas situações:
Limite de segurança para transações com cartão atingido: Os limites de segurança são aplicados a todos os cartões de forma automática pelo sistema e não são alteráveis. Se sua transação foi negada devido a um limite de segurança, recomendamos aguardar até a virada do mês para a renovação dos limites e tentar novamente com o saldo da carteira.
Análise de segurança em andamento no cadastro A transação pode ser recusada se houver pendências no cadastro, como um pagamento contestado. Verifique na página inicial se há alguma transação pendente e resolva as contestações. Caso não haja pendências, tente outro cartão ou use o saldo da carteira.
Bloqueio de segurança: Os bloqueios de segurança são ações temporárias tomadas para proteger seu cadastro e as transações realizadas no app. Esse tipo de situação não é permanente, por isso recomendamos que tente utilizar outro cartão, físico ou virtual ou tentar novamente com um valor menor.
Transação pendente
Esse status acontece porque sentimos falta de algumas informações para concluir a transação e pode ser cancelada caso os dados necessários não sejam fornecidos.
Para verificar o que ficou faltando, siga essas etapas:
- Na página inicial do app, clique em “Histórico”
- Selecione a transação desejada ou utilize os filtros para localizar
- Siga as etapas faltantes informadas na transação
Transação em revisão
A transação está sendo analisada por nosso time de segurança e só será cobrada caso seja aprovada. Você verá um aviso na página inicial do app informando uma “Ordem em processamento”. É importante aguardar o fim da verificação antes de tentar novamente para não causar duplicidade nos pagamentos.
Essa transação pode ser cancelada, sem que seja feita nenhuma cobrança.