O PIX é uma transferência de valor que acontece em até 10 segundos. Após confirmado o envio não pode ser cancelado.
O que pode acontecer em algumas situações é a recuperação do valor enviado via PIX. Aqui vamos explicar como funciona a recuperação e em quais situações o Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode ser acionado, e também dar dicas de como se proteger.
O que é o MED?
O MED (Mecanismo Especial de Devolução) é um sistema criado pelo Banco Central do Brasil, que possibilita a tentativa de recuperação de um valor enviado via PIX. Para acionar é necessário fazer uma contestação junto ao seu banco, informando que deseja reaver o valor daquele PIX.
Esse sistema pode ser acionado em até 80 dias corridos do envio do PIX, e pode ser utilizado em casos de fraude.
Mas ele não poderá ser acionado em casos de envio de PIX errado ou desacordo comercial, que é quando você compra um produto ou contrata um serviço e não recebe, recebe diferente ou incompleto.
⚠️É importante ressaltar que mesmo com o MED não há garantia da devolução do valor. Esse sistema garante a solicitação e análise dentro dos parâmetros do Banco Central, porém, a recuperação do valor depende de outros fatores.
Quando posso acionar o MED para tentar recuperar o valor de um PIX?
O MED pode ser acionado quando acontece um golpe ou suspeita de fraude. Existem vários tipos de golpes aplicados atualmente, entenda os tipos de golpe PIX.
Além dos golpes listados, há outras situações em que o MED pode ser acionado:
- invasão de conta
- Roubo de celular
- Sequestro / assalto
- Coerção (Ameaça, uso de força ou intimidação. Como por exemplo ameaçar espalhar fotos íntimas caso não haja um pagamento via PIX.)
Quando não posso acionar o MED? O que é um desacordo comercial?
O MED não pode ser acionado em casos de desacordo comercial. Um desacordo comercial acontece quando duas partes que fazem negócios têm problemas, como produtos com defeito, atrasos na entrega ou outros problemas mediante uma compra.
Um exemplo de desacordo comercial é comprar uma geladeira e receber outro modelo. Além disso, outros tipos de desacordo são:
- Compra não entregue.
- Produto não recebido.
- Serviço não concluído.
- Produto defeituoso.
- Serviço não realizado conforme o esperado.
- Produto ou serviço diferente do anúncio da compra.
Nessas situações não é possível acionar o MED para tentar recuperar o valor. O ideal é tentar conversar com o lojista ou prestador de serviço para resolver o problema.