Em casos de fraude ou golpe PIX é necessário seguir alguns passos e contatar nosso time.
Registre um boletim de ocorrência
Será necessário registrar um boletim de ocorrência, relatando a situação.
O boletim de ocorrência é um direito garantido a todos os cidadãos, e você pode registrar a qualquer momento em uma delegacia, presencialmente ou online. Para registrar o boletim de ocorrência pela internet, clique no link correspondente ao seu estado abaixo:
PIX ENVIADO PELA RP ➡ Com o boletim em mãos, entre em contato com nosso time para que possamos acionar o MED.
PIX ENVIADO PARA A RP ➡ Depois de registrar o boletim, contate o banco que utilizou para enviar o PIX assim que tiver a suspeita da fraude ou golpe. Isso porque seu banco precisa realizar a análise da solicitação e acionar o MED, para que possamos atuar do lado de cá.
O que fazer em casos de desacordo comercial
- Tente contato com a loja ou prestador de serviços, para solicitar o cancelamento do contrato e devolução do valor;
- Guarde conversas, documentos ou contratos firmados;
- Registre um boletim de ocorrência com todos os detalhes da negociação.
Como se proteger e prevenir golpes?
- Desconfie de mensagens ou ligações suspeitas que prometem dinheiro ou pedem informações pessoais ou transferências financeiras.
- Nunca compartilhe seus dados pessoais, senhas ou códigos de segurança, mesmo que alguém diga ser do banco.
- Para confirmar a legitimidade de uma mensagem suspeita, entre em contato diretamente com seu banco usando os canais oficiais.
- Mantenha seu dispositivo seguro com um antivírus atualizado e evite clicar em links suspeitos ou baixar aplicativos de fontes não confiáveis.
- Antes de fazer uma transferência via Pix, verifique cuidadosamente a Chave Pix do destinatário e, se houver dúvidas, confirme diretamente com eles.
- Tenha cuidado com produtos excessivamente baratos.
- Esteja alerta para QR Codes falsos.
- Desconfie de solicitações de Pix por WhatsApp.
- Evite clicar em links suspeitos.
- Verifique o destinatário antes de confirmar uma transferência via Pix.
- Verifique a fonte de e-mails de cobrança.
- Cuidado com orientações recebidas por telefone de bancos e instituições.
Ficou com alguma dúvida ou precisa de mais ajuda? Fale com nosso time de atendimento.